Washington surpreende e anunciará sua aposentadoria nesta quinta

Quadro de hiperglicemia durante pré-temporada faz com que médico do Flu questione riscos de seguir no esporte, e atacante opta por parar


O Coração Valente vai descansar. Depois de 17 anos como jogador de futebol, seis dele com um problema cardíaco, Washington desistiu de renovar por mais uma temporada o contrato com o Fluminense e anunciará na tarde desta quinta-feira, em Mangaratiba, o fim da carreira. Depois de se apresentar normalmente para pré-temporada e praticamente deixar acertada as bases financeiras para a ampliação do vínculo com o Tricolor, o atacante discutiu nas últimas 24 horas com médicos, familiares e dirigentes até que ponto valia a pena continuar no esporte diante de sua ficha médica e optou por encerrar sua história futebolística como campeão brasileiro de futebol. A informação foi confirmada pelo doutor Constantino Constantini, cardiologista e amigo pessoal do jogador.

– Washington vai se retirar do futebol. E fez o certo. Sai como campeão. Do ponto de vista médico, não há problema, mas foi uma opção dele e eu concordo com isso. Não deveria ter mais um ano como reserva.

Assista ao último gol da carreira de Washington no vídeo abaixo

O fato é que nos últimos dias Washington apresentou quadro de hiperglicemia, aumento do nível de glicose no sangue. Como é diabético, a disfunção fez com que o novo clínico-cardiologista tricolor, Celso Barros, o filho, entrasse em contato com o Doutor Constantini para saber até que ponto é arriscado o prosseguimento no esporte, conforme relatado pelo próprio médico.

– Recebi uma ligação do médico do Fluminense perguntando se era aconselhado o Washington seguir jogando mesmo com o problema da diabete. Respondi que era algo que devia ser controlado, assim como a questão cardíaca é controlada por mim. Não sou nenhum irresponsável de atestar que ele pode atuar se fosse o contrário. Do ponto de vista cardíaco, o jogador está bem. Mas é lógico que é preciso ter o cuidado com a questão da glicemia. O médico para isso é um endocrinologista. A diabete desregulada é perigosa para qualquer ser humano, em atividade ou não – disse Constantini.

Por fim, Constantino Constantini lembrou ainda da vitória pessoal de Washington por atuar normalmente desde a intervenção cirurgia e reforçou sua plena condição cardiológica.

– Tem um bando de ignorantes que se baseia em informações de médicos que não são honestos e disseram que Washington seria o próximo depois da morte do Serginho. Mas ele está aí jogando há seis anos. E seis anos vitoriosos na vida, até porque não há ser humano no Brasil que tenha coragem de fazer o que esse cara fez.

Ficha da carreira de Washington:

Nome: Washington Stecanela Cerqueira
Data de nascimento: 1º de abril de 1975 (35 anos), em Brasília
Clubes onde jogou: Caxias, Internacional, Ponte Preta, Paraná, Fenerbahçe, Atlético-PR, Verdy Tokyo, Urawa Reds (JAP), São Paulo e Fluminense
Seleção brasileira: 10 jogos e 3 gols
Títulos: Campeão Brasileiro de 2010 (Fluminense) Supercopa do Japão de 2005 (Verdy Tokyo) Campeão Japonês, 2006, Copa do Imperador, 2006, Supercopa do Japão, 2006, e Liga dos Campeões da Ásia, 2007 (Urawa Reds).
Artilharia: Paulista de 2001; Copa do Brasil de 2001; Brasileirão de 2004 e 2008; Mundial de Clubes de 2007; Campeonato Japonês de 2006.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: